Vamos falar um pouco sobre Homeopatia ?
Resolvi fazer esse texto pois acredito que existe uma certa confusão nas expectativas (e esperanças…kkk) do paciente que procura homeopatia.
Uma frase que escuto com frequência ao perguntar o motivo da consulta: “A doutora é minha última esperança”

Encontramos pacientes que já passaram em vários profissionais e por vezes, mesmo condutas consideradas corretas, não resolvem 100% das queixas.
Existem queixas de difícil solução. Comento com os pacientes que o que é de difícil solução, é difícil homeopaticamente também. Na consulta homeopática temos uma escuta mais atenta e um acolhimento maior, a consulta é mais abrangente.

Queixas na primeira consulta:

  • Vim procurar homeopata porque meu filho tem baixa imunidade, está sempre doentinho
  • Vim tratar minha ansiedade
  • Estou sempre com sinusite.

Tem duas perguntas que eu sempre faço: – como assim ??desde quando??

Respondendo as perguntas:

–  Homeopata trata baixa imunidade?

– Como assim?  As crianças até os três anos têm baixa, naturalmente, de imunoglobulinas. Associado a isso, a criança enquanto está fora da escolinha , tem os mesmos “bichinhos” que sua família (pai, mãe, irmãos que moram juntos).Ao entrar na escolinha vai entrar em contato com outros “bichinhos” (saliva, choro, brinquedos , espirros , a tia  que cuida). Então, no primeiro ano de escolinha antes dos três anos, poderá ter até dez episódios de gripe”. Esse é devido a socialização, é o famoso Faz Parte.
Aqui temos então, um dos motivos que me levaram a fazer o curso de homeopatia , mas é assunto para outra postagem.
Já sabemos por que a mãe trouxe o filho a consulta, “gripes de repetição ao entrar na escolinha e a causalidade, troca de ambiente.”
E a homeopatia trata? Creio que aqui temos a grande diferença entre homeopatia e alopatia: a forma de olhar o doente, a doença e as causalidades. Ai a consulta é longa e detalhada. Tudo e importante, desde condições de gestação, parto, aleitamento materno (fundamental), vacinação, rotina de vida, enfim, tudo é importante e diferencia um paciente do outro. Então a mudança de temperatura que causa pneumonia em uma criança, faz otite na outa e nada em um terceiro.
Esse é o motivo pelo qual quando uma mãe de paciente envia um whatsapp e pergunta qual xarope pode usar para a tosse de seu filho, geralmente a resposta é: Explique melhor.

Então, homeopatia demora muito mesmo ??
Depende. Quando recebo um paciente com uma doença aguda, aquela que tem começo, meio e fim, deve ser resolvido rapidamente, pois é uma doença aguda.
Mas um paciente que sofre com crises de asma, quanto tempo demora para não ter mais crises ?? Não sei. Mas o que percebe-se logo de início é que as crises vem de forma mais espaçada e mais brandas. E sara? A asma é um exemplo de doença crônica, tem começo mas não tem nem meio e nem fim. Consegue-se com homeopatia um bom controle.
Nada contra a alopatia, graças a ela temos curas maravilhosas, mas quando falamos de doenças crônicas, o medicamento homeopático tem muito menos efeito colateral, ou nenhum, baixo custo e trata do indivíduo como um todo.
Sou formada há um monte de anos (é um segredo…), iniciei minha vida pediátrica fazendo UTI. O que aprendemos durante a vida profissional não podemos simplesmente apagar da memória, então hoje trato com uma somatória de conhecimentos adquiridos. Para mim não existe homeopatia ou alopatia, mas sim ambas.
Nos próximos capítulos vou falar sobre outros temas homeopáticos.
Tem alguma dúvids ? Pergunte

 

Audio armazenado no Instagran DraIsisDulce

https://photos.app.goo.gl/7BAAsMvc7mf7zy65A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!