A pandemia trouxe à tona a necessidade de manter atendimento dos pacientes com segurança. Durante esse período, março de 2020 a junho de 2023,  tivemos o alarmante número de  38 milhões de infectados com 700 mil óbitos. Desses óbitos, 1000 eram médicos na linha de frente falecidos no início da pandemia, cujos nomes estão relacionados no portal https://memorial.cfm.org.br/

Em 20  de março de 2020, foi decretado fechamento do comércio e  restrição de circulação mais uma série de medidas, em um primeiro momento até dia 05 de abril de 2020.

Fechamos os consultórios, assustados com a falta de informação e a seriedade da doença. Lembro de ter olhado pela janela do consultório : dezenas de carros e pessoas mobilizando-se para ir a suas casas.

Fiquei dez dias em casa realizando atendimento pelo telefone de dúvidas e eventuais urgências. O pediatra em geral já faz uso de atendimento virtual para dúvidas das mães, sem regras pré estabelecidas.

Em 16 de março de 2020 a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) realizou pelo seu Departamento Legal uma reunião onde foi discutida a telemedicina em Pediatria.

Pesando prós e contras foi redigido um documento onde foram descritas dificuldades e limitações, visto termos somente informações filtradas pela família, somada a necessidade de estabelecer regras e parâmetros. Lembro na época de planos de saúde contratando médicos exclusivamente para tele atendimento. Como seria a consulta de um pediatra que nunca viu a criança e desconhece suas particularidades ?

Dessa data até agora, já se passaram três anos.

Dez dias após ter fechado o consultório, por sugestão da Sociedade Brasileira de Pediatria fui retornando aos poucos, tendo em visto aumento da frequência de idas ao pronto-socorro com provável aumento do risco de contaminação. Então com muito cuidado: máscara ,álcool gel, propés, troca de aventais, retornei ao atendimento presencial sem a secretária que ficou em home Office.

E a Telemedicina ??

Telefonemas e trocas de mensagens curtas para sanar dúvidas, que já era realizado entre pediatras e pais não pode ser chamado de tele medicina, esta vai muito além . Por conta da pandemia surgiu a necessidade de ser instituída uma legislação/ orientação para melhoria da prática no exercício da medicina virtual.

Particularmente, em um primeiro momento não gostei de tratar meus pacientes sem ver, tocar, avaliar com se comportam. Aquela mesinha com brinquedos fala muito sobre como é a criança.

Então, é interessante que durante a consulta virtual a criança esteja junto, interaja como se fosse uma consulta presencial. É possível entender de forma clara como é a dinâmica familiar e como a criança se coloca em seus relacionamentos . Quando  já é meu paciente fica um pouco mais simples, os diagnósticos são claros e alguma coisa dentro do exame físico é possível ser realizada mesmo virtualmente. Eventualmente é necessário encaminhar ao pronto Socorro.

Lembrar sempre que a criança evolui em seu adoecimento para a cura tão rápido quanto para a piora.

Tenho um amigo que diz que somos jovens há mais tempo. Interagir com crianças em todas as suas idades, com todo o barulho que fazem , atender adultos e conseguir tocar seus  corações minimizando suas angústias  é extremamente gratificante. As consultas sempre são longas e a resolução das queixas, presencial ou virtual é muito boa. Disse uma ocasião, que faço parte do grupo de profissionais que conseguem viver (depois da pandemia sobreviver) fazendo o que amo. Tenho muita satisfação no que faço. Lembrar que mesmo nós médicos somos limitados

Pra um teleatendimento eficaz, algumas questões foram reajustadas, mas de forma geral funciona bem e tem excelente resolutividade. A telemedicina será usada sempre que necessário pelas distância ou pela facilidade afinal, sair de casa com a família não é uma tarefa simples.

Para consultas homeopáticas, principalmente com adultos,  os pacientes tem preferido.

Com o tempo e a prática, posso dizer que o resultado é muito satisfatório.

Creio que essa modalidade veio para ficar, é mais uma forma tranquila de atendimento que encurta muito distância

Aguardo a visita de vocês!!!

 

 

 

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!