O PNI-MS  (Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, define, organiza e promove vigilância para que a vacinação seja garantida em todo território nacional).

Carteiras de vacinação :

  • Carteira de vacinação das criança de zero a quinze anos
  • Carteira de vacinação do idoso
  • Carteira de vacinação do indígena
A partir de agosto de 2012 teremos o novo Calendário de Vacinação da Criança ,  é reiterado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações)

Mantendo o esquema básico, mudando algumas datas de aplicação, excetuando-se a vacina da Febre Amarela dada somente em áreas endêmicas (aos 9 meses) ou em caso de viagem a essas regiões (após 12 meses).

A vacinação é um procedimento de extrema importância, previne doenças graves e por vezes fatais. Meus  avós não lembravam com saudades da Gripe Espanhola que assolou metade da Europa, já enfraquecida pelo pós guerra. Teve seu início nos Estados Unidos,  expandiu-se  para a Europa entre as tropas e em seguida para o Brasil. O final dela (?) acompanhamos com  a gripe H1N1.

Como pediatra, não há o que questionar. É um procedimento médico orientado por todas as associações de classe envolvidas.

A eficácia da vacinação independe de opinião pessoal. Acompanhamos doenças graves que tiveram seu controle graças a vacinações sucessivas.

Tragam nas consultas a carteira de vacinação independente de idade. Sempre tem novidade.

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!