Crianças amamentadas exclusivamente ao seio materno até os seis meses de vida, mantém ao longo da vida  o mal colesterol (LDL) em níveis mais  baixos, evitando doenças cardíacas e arteriosclerose, proporcionando um envelhecimento saudável.
As taxas de colesterol dependem :

 Da herança familiar, de sua determinação genética,  são os de mais difícil controle ;
Da  alimentação recebida , prefira alimentos mais saudáveis , menos alimentos artificiais. O mercado é inundado todos os momentos com novos e espetaculares alimentos para seu bebê (???) , e a mãe, zelosa e preocupada em fornecer o melhor, fica aflita e perdida frente a tantos produtos e o que oferecer. Uma sugestão prática ? Não compre alimentos industrializados, tente fazer em casa.
O item mais importante , a amamentação 

A amamentação induz uma “programação metabólica” . que vai fazendo com que o corpo decore quais alimentos vão ser importantes para a vida futura.  Esta programação é mais intensa ate os 2 a 3 aos de vida . Desta forma, tudo que oferecemos para a criança nessa faixa de idade é compreendida como fundamental para a vida. Já perceberam como é nosso paladar ? Comemos na vida adulta o que gostávamos de comer em criança.  

 A Finlândia possui um banco de dados com cadastro organizado a atualizado dos usuários de seu sistema de saúde. Isso é muito difícil no Brasil tendo em vista a constante troca de médico que presta atendimento e o hábito de ir ao Pronto Socorro, que impossibilita a prática da  medicina preventiva. Não temos um banco de dados tão amplo e confiável.

 Um acompanhamento de  um grupo de pacientes (1850 pacientes)  até os 20 anos, demonstrou que a amamentação exclusiva até o sexto mês, exerce papel protetor em relação a formação do colesterol. Lembrar que  2/3 do colesterol é endógeno , isto é , produzido pelo próprio corpo , enquanto que 1/3 vem da alimentação diária.  Este é o motivo pelo qual ouvimos  comentários de que mesmo com a nutrição balanceada e sendo magro, o colesterol pode ser elevado.

Pesquisas apontam então , para a importância da alimentação recebida no primeiros mil dias de vida :  (gestação e os dois primeiros anos),  que estaria funcionando como determinante de alterações metabólicas no futuro.

Se na sua família você leva a fama de “chata” pois não deixa seu filho comer coisinhas (chocolate, refrigerante , embutidos, salgadinhos) , Parabéns 

Imagem previamente publicada em Pôsteres-Logos-Slogans-de-Amamentação

Texto redigido por Dra Isis Dulce Pezzuol
21/06/2013

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!