Sentarmos a mesa para as refeiçoes, não é somente uma necessidade fisiológica : Comer para sobreviver.
O ato de comer associa-se a outras questões como a sociabilização: comemos com as pessoas que nos cercam e que convivemos (pais, familiares, filhos e depois colegas de trabalho). Somos alimentados por nossas mães ou cuidadoras (avós, tias, babás) e sempre com um sorriso.
Qando nos sentamos a mesa , nossos sentidos começam a ser estimulados . A expressão “comer com os olhos” é um fato. Uma mesa bonita , colorida , bem servida, aumenta nossa vontade de estar .
Prepare sempre um ritual antes das refeições de seu bebê, comece desde cedo a prática . Comunique de forma feliz que a refeição está na hora : “Oba!! hora de comer!!
Lave mãozinhas e faça com que seu bebê coma sempre no local de refeição, carrinho ou cadeirão . Sem brinquedos, sem televisão, sem bater panela e sem ninguém ter de se fantasiar de Patati para entreter o bebê. Ambiente calmo, voz baixa.
Desta forma a criança entende e depois “decora” que este é o momento de refeição. Não quer comer? Desce do cadeirão, tenta oferecer novamente 20 a 30 minutos após. Mesmo assim sem aceitação, pulamos a refeição. Esse é o momento mais complicado: a mãe deixar o filho sem comer !!!! Quando seus filhos crescerem , vai perceber que esse é um hábito que perpetua por toda a vida: o sentar juntos e conversar à mesa.
Segundo passo : Pratinho colorido , toalhinha colorida e como estimular os sentidos do bebê?
– O Tato: A criança deverá tocar a comida com suas mãos , sentir a textura
– A Visão: O alimento deverá ser colorido , diferente todos os dias. O leite materno não é monótono então a comida também não pode ser . Deverá ter apresentação variada , a criança deve se animar com o pratinho.
– O Olfato: Comida do bebê deverá ser “perfumada”. Alguns alimentos são mais cheirosos: Mandioquinha , Salsinha, Salsão, Cenoura. Use a vontade, varie o sabor , a cor . Um dia verde de espinafre , no seguinte vermelho de beterraba , use sua criatividade!
– O Paladar: Gostosa de comer, sabor variado. As leguminosas e vegetais todos tem sabor marcante. Não misture muito, permita que a cada dia o bebê tenha uma nova experiência
Texto escrito por Dra Isis Dulce Pezzuol
04/07/2013