Thiago aos 5 anos, acorda e diz :
– Mamãe, acho que estou com “piolhos “, minha cabeça coça demais!
Então olhando vejo um monte de ‘bolinhas”, cheias de líquido amarelado , e no resto do corpo umas seis manchinhas espalhadas.
Eram umas 10 horas . As 20:00 horas, haviam triplicado e já haviam algumas crostinhas .
Catapora ? e agora doutora , o que eu faço ? é perigoso?
Calma ! vamos falar da doença um pouco .
Varicela (Catapora ), doença infecto contagiosa, e muito contagiosa!!! Produzida por um vírus : Herpes vírus . Frequente em crianças de 2 a 10 anos . Geralmente muito benigna ( mas coça que só ela !). Pode ser grave em adultos e em crianças com deficiência de imunidade.
Início com febre moderada , a tal da “febre a esclarecer !!” e dois dias após iniciam as “bolinhas’.
Neste momento , já transmite a doença , sem saber. Quando eu era pequena, recordo que um dos “passeios” era ir a casa dos amiguinhos que estavam com catapora , afinal “era bom ter catapora quando criança”.
Início com febre moderada , e dois dias após iniciam as “bolinhas’.
Começam como pápulas (parecem pequenas mordidas de inseto), que enchem de líqudo amarelado: as vesículas, se enchem de liquido mais espesso: pústulas e se transformam em crostas.
Essa evolução é muito rápida. Em 8 a 12 horas elas podem ir de pápulas para crostas .
Ao mesmo tempo , surge novas lesões então a varicela é a únca doença infecto contagiosa que tem lesões em todos os estágios.
Outra caraterística é que existem lesões em todas as partes do corpo: couro cabeludo, mucosa oral, olhos, conjuntivas.
A doença se resolve em 7 a 10 dias.
O período de incubação, do contato com o doente até surgir a doença, 10 a 21 dias . Nossa ! isso significa que depois de tres semanas você é quem vai trasmitir . Daí a velocidade e intensidade com que a doença se alastra , produzndo surtos epidêmicos .
Após a infecção, a maioria das pessoas apresenta manifestações clínicas. Algumas vezes, no entanto, as manifestações são muito discretas e a infecção pode passar desapercebida. Os indivíduos infectados, mesmo a doença leve, desenvolvem proteção (imunidade) permanente. Na maioria das vezes, o indivíduo evolui para a cura da doença, mesmo sem tratamento específico.
Contudo, os mecanismos de defesa não são suficientes para eliminar completamente o vírus, então, o Herpes virus permanece alojado no corpo, latente no organismo por toda a vida e pode ser transmitido durante os episódios de herpes zoster.