Vamos falar sobre Etarismo?? Quanto tem afetado a classe médica??Segundo o Cremesp, São Paulo abriga 160.000 médicos registrados e destes, 57% tem RQE, registro de especialidade.Esse número não significa que exista uma distribuição adequada de recursos médicos para atender a população. Metade está concentrado na capital e o restante espalhado por esse Brasil
A tendência conforme vamos envelhecendo é tentar fincar nossas raízes afetivas próximos ao nosso coração, filhos , netos, pais… O meu, que foi meu guia, estaria hoje completando 103 anos. A perda de ambos, pai e mãe, é um buraco irreparável.
Então, ao entrar em um consultório e encontrar cabelos brancos, sorriso de orelha a orelha, a promessa de um palito colorido ou uma bexiga, você também vai encontrar experiência, conforto, saudades, família amorosa. O teor das consultas também muda conforme o tempo em que esse paciente/ amigo acompanha com você. Começamos com a adolescência e suas particularidades, casamento , formar outra família,gestação, filhos, orientações gerais, amamentação e mais tarde , com a sensação de tarefa cumprida, nos voltamos para nós mesmos no nosso envelhecer. Mas o médico faz tudo isso? Eu faço e é altamente prazeroso ver esta evolução.
O Etarismo é preconceituoso e injusto. Não podemos culpabilizar alguém por envelhecer de maneira lúcida. Lembre-se e aos seus filhos, que ela é “doutora” ou “senhora”. Ela não é “você”, nem “coroa”. Conquistou seu respeito e o de seus flhos (não sei o que acontece com essa geração, mas é assunto para depois).
o