Vetor grátis ilustração do dia mundial da prematuridade em aquarela

Novembro, mês da prematuridade, Novembro Roxo          

Vou contar um caso, e por que começar com esse tema?Oras,  porque sou prematura e é defesa da própria classe..kkkk

Dia 17 de Novembro é comemorado o dia Mundial da Prematuridade. Estima-se que no Brasil 11% dos partos sejam prematuros, ou seja, 15 milhões de bebes!!

Prematuridade é uma condição para toda vida. Carregamos pequenos defeitos, adaptações… esse é outro assunto.

Recebi alta e fui para casa com 1700 gr !!!  Imagino quanta dificuldade. Apoio ???

Minha mãe. quando penso nas dificuldades que ela passou para me alimentar com o melhor, leite materno, é uma fonte de inspiração. Ela com 18 anos, eu com 1 700 gramas , conta então  que eu era muito miúda, ninguém queria cuidar de mim por medo de quebrar..kkk

Eu mamava leite materno mas era complementada com leite em mamadeira pois “não tinha forças, cansava muito rápido”, caminhamos assim até meus 9 meses. E o pediatra? Era um clínico nosso vizinho, Dr Nelson Leme que cuidava de todos nós, quem pagava e quem não podia. Foi direto para o céu. Então os prematuros necessitavam de sorte e de muita boa vontade dos envolvidos no cuidado, mesmo nos dias atais.

Parto cesariana com hora marcada? Pode parecer bobagem, mas uma semana a menos pode levar o bebê para a UTI. Perde o primeiro contato pele a pele, tão fundamental, perde o aleitamento, fica distante dos pais… já pensou que medo o bebê sente?

Trabalhando em consultório e amante do aleitamento, ouvimos a frustração e o luto das mães que se prepararam para um parto normal e um amamentar na primeira hora que não acontece.

Por vezes não tem jeito, é cesárea com um prematuro ou nada, então ta!!

Uma parte de minha residência foi em berçário, Vila Nova Cachoerinha, experiência muito especial. Alojamento conjunto não era uma opção assim como fórmula láctea (somente em situações especiais). Bebês ficavam junto a suas mães, mesmo em fototerapia e mamavam .Acompanhei a certificação da HIAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, e há uns 20 anos vi , perplexa e maravilhada bebês prematuros aquecidos, embrulhados entre as mamas de sua mãe. Atualmente , também com o pai .

O bebê prematuro é classificado segundo semanas de gestação. É definido pela OMS como prematuro todo bebê que nasce antes de 37 semanas completas de gestação.

Considerados Prematuros extremos aqueles que tem < 28 semanas, muito prematuros entre 28 e 31 semanas, moderados entre 32 e 36 semanas.

O Brasil é o 10º no ranking de bebês prematuros. Várias ações vem sendo introduzidas para a melhoria da vidinha de nossos prematuros :

  • Método Mãe Canguru, criado em 1978 pelo Dr Edgar Rey Sanabria.

No ano de 1992 o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, foi o primeiro a instituir o “Mãe Canguru”. No ano seguinte foi a vez do Instituído Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), na cidade do Recife.

  • A amamentação a beira do leito nas UTIs
  • Novembro Roxo, slogan “Separação Zero”, demonstra as vantagens na recuperação de prematuros quando mantidos junto aos pais.
  • A ampliação da licença para mães de prematuros
  • A colostroterapia , que permite uma introdução precoce de leite materno com segurança.
  • A musicoterapia dentro das UTIs, tornado mais leve a estada em um ambiente tão cheio de ruídos e dor.

Na consulta da 32 semana de gestação com o pediatra, muita atenção deve ser oferecida, orientando a mãe e as famílias sobre a importância em aguardar a melhor hora para bebê nascer, ou seja, quando inicia-se o trabalho de parto. Marcar a data do parto, é sempre um risco. Brinco com as pacientes que dá para aguardar, dá muito tempo de chegar a maternidade (será?).

Sinto-me por vezes frustrada pois vemos o grande número de partos cirúrgicos nascendo um bebê “quase”, e que por vezes, por alguns poucos dias de espera, vão para a UTI. Será que esse nascimento de “Hora marcada” poderia produzir alterações outras?

Agenda do obstetra, vagas na maternidade, tempo de duração que pode levar um nascimento via vaginal, feriados próximos, fatores externos que lotam as UTIs em detrimento de nosso bebês.

As mães estão mais bem informadas, ficam com o mesmo obstetra por nove meses desenvolvendo uma relação de confiança. A partir da 32ª semana de gestação até os 20 anos de idade temos a orientação e apoio do pediatra.

Os profissionais envolvidos com as famílias devem estar próximos e atentos para bem orientar procurando diminuir número de partos agendados, acesso e melhorias no pre natal, acompanhamento de perto de mães de risco consulta com pediatra amigo da amamentação a partir da 32ª semana ou antes se necessário. Trabalhando juntos conseguiremos diminuir a porcentagem de nascimento de prematuros.

 

Ilustração do dia mundial da prematuridade em aquarela

freepik freepik

 

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!