A Homeopatia foi concebida , acho que este é o melhor termo para defini-la, por
Samuel Hahnemann. Em 1796 Hahnemann publicou seu primeiro trabalho: “Ensaio sobre um novo princípio para descobrir o poder curativo das drogas “

Desta forma ,  1796 é marcado como  o nascimento da Homeopatia

Definida pelo método de tratamento pelos semelhantes, foi concebida após muito observar em um momento médico marcado por medidas heroicas e por várias vezes, fatais aos pacientes. (sangrias, ventosas, purgantes..)

Em 21 de novembro de 1 840,  o médico francês Jules Benoit Mure , chega ao Rio de Janeiro , trazendo a Homeopatia em sua bagagem .

Rapidamente difundida: baixo custo, eficaz, ausência de efeitos colaterais, teve rápida aceitação.

Administrada em um primeiro momento, por não médicos, tendo em vista que no cenário da época, médico era um artigo de luxo (dependendo da  localidade , ainda é …)

Hoje, prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, desde 1 980, devendo, portanto, ser prescrita por médicos.

Oras, em um país com a extensão do nosso Brasil, os tratamentos leigos se difundem como vento. Assim como outras práticas  medicamentosas  , existe o “livre” uso . Não sou, de forma categórica, contra essa popularização, mas me incomodam posturas como: “ Se homeopatia não fizer bem , mal também não faz “ ou “ São somente bolinhas de açúcar, e não funcionam”.

Tenho pacientes que contam não revelar a seus médicos de outras especialidades que fazem uso de homeopatia para que  não sejam  vítimas de caçoadas.

Meu encanto pela homeopatia vem da delicadeza no tratar, na proximidade que temos com o paciente, no acerto dos tratamentos. É uma verdadeira arte!

Então, como explicar? Usamos só Homeopatia  e o resultado é sempre o esperado, usamos então, associada a outras especialidades médicas , e continuam os resultados esperados . Afinal , tudo é medicina e todo é Hipocrático (pai da medicina),as especialidades médicas não são excludentes , mas  sim se somam.

Para os que dizem “Não acredito em Homeopatia”   tenho a dizer que o Crer é arte reservada para o sacerdócio e que pena ! deixar  de experimentar um  tratamento tão eficaz  e suave .

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!